O que estou pensando? Pensar faz bem? Depende!!!
Dependendo do que nós pensamos, pode fazer bem ou não.
Os pensamentos compõem a nossa vida desde a tenra idade na infância perante os fatos que passamos, presenciamos e ouvimos. Daí os pensamentos vêm e vão. E quando os pensamentos vêm e ficam dentro da nossa mente, podem ou não fazer bem, gerando sentimentos e emoções. E, com estas emoções, norteiam os nossos comportamentos.
Quando ouvimos palavras de desafirmação (palavras que não nos definem) em um relacionamento t%xic• e acreditamos nessas palavras, os pensamentos ecoam na mente e podem ficar vindo automaticamente e através destas palavras de desafirmação, podemos achar rótulos sobre si mesmo. Rótulos distorcidos que não nos definem, quer dizer uma autoimagem defeituosa, trazendo emoções danosas que podem perdurar por um tempo indefinido, prejudicando a vida como um todo, no corpo, na alma e no espírito.
E como superar? Entender a base do estado emocional, quer dizer, a causa das emoções. Saber que as palavras de desafirmação não definem sobre si mesmo. Ou para ser prático: é uma mentira a palavra de desafirmação! Faz sentido?
Acreditar nas mentiras plantadas na mente trazem essas distorções, achando rótulos sobre si mesmo.
Novamente, como superar? Encontrar a verdade sobre si mesmo, se perguntando: é verdade do que estou achando de mim mesmo? A resposta é NÃO!!!
Em relacionamentos t%xic*s as pessoas se fazem de vítima constantemente e nos culpam e nos colocam para baixo, usam palavras de desafirmação que são gatilhos para desafirmar a nossa boa essência do ser humano, dizendo palavras que explicitamente ou implicitamente querem definir que somos incapazes, ou que somos pessoas más e maldosas de coração, dentre outras coisas que nos causam um mal emocional.
Então, pergunto novamente: é verdade que somos incapazes, maldosas e más de coração? A resposta é NÃO!!!
Faz sentido?
Espero que esta postagem possa ajudar as pessoas a encontrarem a superação e a resiliência.
Se fez sentido para você, e que possa inclusive ajudar mais pessoas, compartilhe!
#superação #resiliência #relacionamentotóxico #relacionamentoabusivo #egocentrismo