Em João 8:32 está escrito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
A verdade é a base num relacionamento saudável.
Muitos devem pensar que a base do relacionamento é o amor. Entendo.
Entretanto, mesmo tendo o amor e se amando, se a verdade não estiver sendo praticada, o relacionamento torna-se altamente instável ou até mesmo insalubre, pois a ocultação da verdade ou a prática da mentira somente trazem malefícios.
Ocultando a verdade, ou não compartilhando a verdade, pode se perguntar: o que tem a esconder? Qual o medo em contar a verdade? Há alguma vergonha em expor a verdade? Medo de ser julgado(a)?
E, mesmo se houver julgamento e uma consequente condenação, a consequência desta condenação é a punição. E muitas vezes, esta punição pode ser o término do relacionamento. Por isso o medo de expor a verdade?
Agora, se houver um perdão? O perdão é uma escolha e uma decisão que irá influenciar ou até mesmo fortalecer o relacionamento, pois a verdade foi esclarecida! Faz sentido?
Bem, não saber o que está acontecendo ou até mesmo o que aconteceu traz uma grande instabilidade no relacionamento.
Quando a verdade está sendo praticada num relacionamento, a dúvida e a incerteza não fazem parte deste relacionamento.
Imagina quando a dúvida e a incerteza pairam na mente? O que traz de bom? Nada!
Falar a verdade, expor a verdade, encontrar a verdade, e colocar em prática a verdade vai conduzir a liberdade no relacionamento.
Muitas vezes, há pessoas que se enclausuram e criam meios de proteção, ficam fechadas, não se abrem e não expõem os sentimentos com o receio de que a outra pessoa a machuque emocionalmente.
Pode haver o amor, entretanto, há pessoas que não contam o que sente, deseja, pensa, imagina, de uma forma aberta, ocultando a verdade que existe dentro de si. E tampouco, sabe o que se passa com a outra pessoa, o que sente, deseja, pensa, imagina. Ou seja, sem esclarecimentos de ambas as partes, gerando um relacionamento engessado.
Faz sentido?
#NãoNarcisismo #NãoRelacionamentoTóxico #RelacionamentoSaudável #ObrigadoDeus #Autoconhecimento #resiliência #superação #love
#InteligênciaEmocional